10 atividades que a robótica e a computação podem substituir o homem

10 atividades que a robótica e a computação podem substituir o homem - 10 atividades que a robotica e a computacao podem substituir o homem 1 - organizacao, machine-learning, internet-coisas, digital-business, consumo, banner, aplicacoes -

O avanço de novas tecnologias e da inteligência artificial vem se refletindo em capacitar máquinas a exercer trabalhos antes realizados por humanos.

Tanto nas áreas de entretenimento, serviços, saúde e na indústria a robótica tem avançado, nesta matéria vamos falar sobre 10 atividades que podem ser substituídas ou eliminadas pela evolução das novas tecnologias emergentes.

Cargos de planejamento

Carreiras que se ocupam de avaliação de dados com princípios lógicos e utilização de tais dados como informação, deverão sofrer um impacto forte em suas atividades.

O desenvolvimento acentuado da Inteligência Artificial vem permitindo substituir comandos lógicos executados pelos seres humanos, de forma mais rápida e segura.

Assistentes e analistas administrativos

Esta é uma outra função que executa comandos pré-estabelecidos e que não necessitam agregar outros tipos de conhecimentos a suas atividades.

Dessa maneira é uma atividade que deverá ser substituída pelo processamento de dados no futuro.

Cargos gerenciais

Atividades exercidas de comando serão substituídas, pois podem reter dados do processo e ajustá-los, de acordo com a programação estabelecida para a produção final.

As empresas também já buscam uma racionalização de seus processos internos, readaptando suas linhas operacionais para ter uma gestão sem tantos níveis hierárquicos. Assim, os cargos gerenciais vêm sendo, na medida do possível, extintos para ganhos de comunicação e flexibilidade administrativas.

Secretariado

Atualmente, a própria computação permite controle de agenda e atendimentos virtuais com mais eficiência e menor custo de pessoal.

A segurança no controle, evitando perdas de compromisso e certeza de que todos os contatos recebidos serão atendidos, faz com que essa função possa ser substituída pela tecnologia.

Aliás as empresas já vêm reduzindo o número de secretárias, assim como de outras funções de apoio, em suas estruturas.

Em breve você usará, para quem já não usa, a Siri da Apple como sua secretária.

Montadores

Atividades repetitivas e sem complexidade mais efetiva também tendem a ser substituídas.

Este exemplo já ocorre em linhas de montagem da indústria automobilística e de componentes eletrônicos, em que a robotização se estabeleceu de forma concreta.

Restam ainda as funções mais específicas e que requerem a interferência humana para atestar a qualidade tátil, que hoje ainda não foi possível substituir pela máquina.

Soldadores

Mais uma atividade que, embora requeira conhecimento técnico, pode ser substituída por robôs, fato também identificado nas áreas industriais.

Principalmente em atividades onde a precisão de pontos de solda seja necessária, a substituição do homem pela máquina já se faz presente.

Cargos de controles operacionais

Todos os cargos que envolvem controles de processos com uso de computadores, como automatização de uma linha de processos siderúrgicos, devem ser substituídos pelas máquinas.

Com a adoção da inteligência artificial, está sendo possível inclusive facilitar as decisões relativas a problemas no processo.

Atendentes de call-center

A adoção de chatbots está substituindo aquelas mensagens pré-gravadas e a tendência é a de que seja adotada mais objetividade, sempre quando o cliente mantiver contato com a empresa, evitando aquelas gravações intermináveis até a opção desejada.

Com isso, a função humana desta atividade será gradativamente substituída.

Há diversos exemplos de chatbots com interações de atendimento já sendo utilizados pelo mundo todo hoje. Você já deve ter falado com um computador e não sabia.

Corretores de imóveis

Também se tornará dispensável, devido às ofertas e condições estar em um sistema acessível de dados.

Visitas em realidade virtual aproximarão consumidores de qualquer parte do mundo e a inteligência artificial pode simular formas de aquisição, de acordo com os interesses das empresas e compradores. Além disso, a visitação virtual é uma ótima forma de entretenimento, ao abrir para a possibilidade de visitar locais desconhecidos!

Ainda temos uma barreira cultural no Brasil, mas se pensarmos em capacidade tecnológica para isso, logo logo teremos menos corretores em ação no mercado.

Entretenimento

Aqui não é exatamente uma substituição, mas um avanço profundo. Com a evolução de efeitos especiais, há também espaço amplo na área de entretenimento para o crescimento da participação da tecnologia, computação e robótica. Desde próteses para maquiagem feitas por impressoras 3D, até o trabalho em CGI, criando verdadeiras cenografias virtuais. Não acredita? Experimente imaginar nos últimos filmes que você viu, algum sem relação com efeitos especiais? Difícil, não é?

Tudo isso faz com que a indústria do entretenimento seja uma das que mais se alteram devido a avanços tecnológicos.

Considerações finais

Estimativas da consultoria americana McKinsey demonstram que 60% das atividades exercidas por seres humanos podem ser substituídas por máquinas e até 2055 metade dos empregos como existem nos dias atuais serão extintos.

Entretanto, algumas atividades humanas ainda estão longe de serem replicadas para as máquinas, pelo menos dento das condições tecnológicas atuais. Por essa razão, ser uma pessoa com pensamento original, sensorial e com inteligência social e criativa, sempre terá seu espaço reservado no mercado de trabalho em qualquer época da história futura.

Certamente os conceitos atuais terão de ser revistos e o homem vai ter de se adaptar aos novos tempos. Reflita que isso também ocorreu à época da revolução industrial e hoje seria impossível ter a vida moderna sem aquele acontecimento!

  • facebook
  • googleplus
  • twitter
  • linkedin
  • linkedin
Previous «
Next »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque