7 vantagens de uma boa experiência com uso de dados na gestão financeira

7 vantagens de uma boa experiência com uso de dados na gestão financeira - 7 vantagens de uma boa experiencia com uso de dados na gestao financeira 1 - organizacao, digital-business, consumo, banner, aplicacoes -

A gestão financeira adequada de uma empresa é uma condição fundamental para que o negócio consiga se estabelecer de forma segura e com uma lucratividade cada vez maior. Para ajudar na sua gestão de negócios, vamos conhecer 7 vantagens na utilização de Big Data pela empresa.

Finanças normalmente são complexas e lidam com diversas informações que podem ser melhor gerenciadas, mediante o uso de inteligência artificial para análise de dados e fornecimento de informações.

Dados financeiros múltiplos e em grande quantidade

Uma empresa trabalha com inúmeros dados financeiros que geram necessidade de controle e transformação desses em informações adequadas e consolidadas para fornecer subsídios à Direção na tomada de decisões.

Muitas vezes, a remessa de dados diários é necessária e isso demanda tempo de apuração e conversão em informações, muitas vezes sujeitas a erros.

O uso do Big Data permite, de forma rápida e segura, obter reunião de dados e elaboração de informações para análise com muito mais retorno para a condução diária e periódica da organização.

Montar o fluxo de caixa

O fluxo diário de caixa é uma tarefa de rotina e que demanda tempo e riscos de erros ao ser realizado e causam impacto direto em avaliação de necessidade de obtenção de recursos para honrar compromissos ou definir valores de investimentos para geração de renda.

Com o uso de algoritmos especiais, esse tipo de atividade passa a ser otimizada e segura, possibilitando inclusive que o próprio sistema sugira o destino dos recursos e alocação aos compromissos assumidos no dia.

Dados que devem ser trabalhados com origem em diversas fontes são facilmente obtidos e tratados pelo sistema, evitando transtornos e geração de informações incorretas e riscos ao processo.

Indicar necessidade de ajustes de preços

Com base nos dados de vendas, recebimentos, custos, estoques, previsão de vendas e compras é possível realizar uma avaliação de preços praticados e ajustar com mais precisão e agilidade de tempo. E mais, podemos capturar informações de preços da concorrência para montar uma estratégia avançada de posicionamento de mercado.

Sem um sistema, essa ação será muito mais complexa, sendo que alguns dados somente poderão ser apurados após o encerramento mensal da contabilidade.

Controle de margens

Calcular as margens de lucro sobre as vendas realizadas no dia é uma tarefa muito difícil sem o uso de um sistema automatizado que permita trabalhar de forma online e em tempo real sobre dados de vendas e custos.

Esse aspecto influencia, não só a área financeira como também a de vendas de uma empresa e garante à direção que seus negócios estão tendo um controle adequado quanto ao seu faturamento, visando a resultados melhores.

Controle de inadimplência e tendências de atrasos

Controlar a inadimplência e possibilidades de atrasos de pagamentos de clientes é um aspecto importante para prever necessidade de mudanças em estratégias de vendas e de finanças, quanto a obtenção de recursos para suprir atrasos em recebimentos.

Este é outra possibilidade que a boa experiência com uso de dados fornece para a gestão da empresa.

Controle de tendências de consumo

Identificar comportamentos de clientes com base em dados disponíveis nas redes sociais e acessos a sites na internet, passa a ser de grande auxílio a estratégias de negócios.

Isso envolve finanças diretamente e demais áreas de negócio, bem como traz maior valor para a empresa.

É possível traçar uma estratégia de custo e margem sabendo antecipadamente qual perfil de consumidor que será abordado.

Identificação de disponibilidades de recursos entre empresas do grupo

A gestão de finanças entre empresas do mesmo grupo passa a ser muito mais eficiente com a avaliação de disponibilidades e necessidades de caixa entre as empresas participantes.

Tal fato permite realinhar estratégias de caixa individuais e otimizar os recursos para evitar recorrer ao mercado financeiro sem necessidade.

Considerações finais sobre gestão de finanças e tecnologia

Com mais segurança e rapidez na apuração de dados e geração e informações, a gestão de finanças do negócio passa a ser mais eficiente, refletindo em melhores resultados.

Sendo assim, utilizar uma ferramenta que trabalhe com centenas ou milhares de dados dispersos, consolidando-os com segurança não é uma simples opção e sim uma necessidade para um negócio ter sucesso e ganho em relação à concorrência. Sai na frente dos seus concorrentes. Se tiver dúvidas de como fazer isso, podemos ajudá-los.

  • facebook
  • googleplus
  • twitter
  • linkedin
  • linkedin
Previous «
Next »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque