8 utilizações de Inteligência Artificial para o Marketing

8 utilizações de Inteligência Artificial para o Marketing - 8 utilizacoes de inteligencia artificial para o marketing 1 - organizacao, mkt, inteligencia-artificial, digital-business, consumo, banner, aplicacoes -

A inteligência artificial vem provocando uma verdadeira revolução na atuação de estratégias de marketing pelas empresas.

Hoje, até se avalia que empresas que não venham a utilizar essa ferramenta, não conseguirão ser competitivas. Nesta matéria, vamos informar em detalhes sobre 8 utilizações da inteligência artificial e que impactam diretamente a área de marketing.

1- Experiência do cliente

Com o acompanhamento comportamental do cliente, é possível avaliar a qualidade no seu atendimento e de seus produtos e serviços.

Os dados extraídos nas buscas realizadas pelos consumidores e os acessos a seu site são preciosos elementos de atuação e correção de rumos, além de incentivar medidas de aproximação ao público-alvo, que estará muito melhor mapeado pela empresa, ao utilizar as informações fornecidas pela tecnologia.

2- Uso da tecnologia para direcionar ações de marketing

Apurando como o mercado está reagindo às ofertas, é possível direcionar novas ações de conquistas de clientes e ampliação da fatia de vendas com mais segurança. Isso certamente trará reflexos diretos em seus resultados financeiros e crescimento do seu negócio.

3- Conhecimento do mercado

Com base em fatos e dados, é possível exercer uma gestão maior da concorrência, inclusive com relação à prática de preços. As informações de produtos e empresas concorrentes ou participantes do seu mercado, hoje, estão muito mais fáceis de serem acessadas e consumidas. O custo de uma pesquisa digital tende a ser muito menor que o modelo tradicional e o conteúdo capturado ser de valor muito maior.

Esse fator permite avaliar suas margens, desenvolver novos produtos, criar novas estratégias de vendas; estes itens vão te ajudar a se manter, de forma efetiva, em um patamar de preços competitivos usando dados concretos.

4- Machine Learning

Com a implantação de conhecimento da inteligência artificial, é possível melhorar a eficiência de suas operações de marketing, exercendo ações muito mais efetivas de conquista de novos consumidores.

Essa ferramenta analisa dados de várias fontes e os apresenta para sua ação direcionada, usando a avaliação de comportamentos e hábitos dos acessos aos sites. É possível obter melhores resultados em ações de vendas, uma vez que você sabe para quem oferece e qual o momento certo da oferta.

5- Geração Automatizada de Conteúdo

Através da análise comportamental, a inteligência artificial pode sugerir conteúdos específicos para publicação em suas redes sociais e de vendas.

Isso auxilia a direcionar de forma segura as informações necessárias para obter a atenção de possíveis clientes e fidelizar aqueles que já efetuaram compras em sua empresa.

O posicionamento de sua marca acaba sendo favorecido pela continuidade de postagens sérias e direcionadas ao entendimento e interesse do consumidor com as características de desejo por seus produtos e serviços.

6- Segmentação de Clientes

Poder efetuar uma segmentação de mercado para uma atuação mais personalizada e buscar atrair clientes com perfil correspondente a suas ofertas é uma excelente forma de garantir um retorno efetivo de vendas. Este processo, apesar de ser super conhecido dentro do marketing, se potencializou absurdamente com as novas tecnologias. Antigamente o trabalho de segmentação tinha um resultado pobre e de detalhe amplo demais, hoje é possível trabalhar a granularidade do indivíduo.

Pela análise de dados com efetividade, é possível trabalhar em nichos de mercado carentes de ofertas de serviços e produtos, direcionando seus esforços de marketing para que possam ser conquistados os potencias clientes que ainda não estão na companhia.

7- Processos e Acompanhamento de Vendas

A melhoria dos processos de vendas e seus acompanhamentos, além da conversão de clientes e aumento de margens de lucros, podem ser obtidos com o uso de Inteligência Artificial.

A redução de controles manuais e com alto grau de insegurança passam a ser substituídos pela tecnologia que age com maior rapidez.

A integração de ações de marketing com a conquista de clientes pode ser avaliada em tempo real e com mais segurança, ou até mesmo de forma inovadora de detalhamento.

8- Mecanismos de Busca

Com o uso desta tecnologia, é possível efetuar melhorias em mecanismos de buscas com a adoção de critérios em que sua marca se destaque em sites especializados em comparar ofertas.

Possibilitar ter mais efetividade em instrumentos de buscas passa a ser um diferencial importante de destaque, em um mundo cada vez mais interessado em gastar o menor tempo possível na identificação daquilo que lhe interessa. Aumentar e impulsionar a relevância da sua marca no mundo digital será um diferencial importante, e isto é feito com uma jornada da experiência do consumidor bem adotada. Mais pessoas comprando e falando bem do produto ou serviço adquirido te joga pra cima, mas para que isso aconteça você precisa entregar, hoje em dia, o que as pessoas querem consumir. Como saber isso sem auxílio de toda essa tecnologia disponível? Eis aí uma oportunidade enorme para as empresas trabalharem um novo mercado de clientes.

Certamente não utilizar a inteligência artificial é não obter benefícios que podem ser o diferencial para uma empresa de sucesso e que se mantenha no mercado por utilização efetiva de dados.

O mercado está mudando, faça parte desta mudança. Seja um agente da mudança.

 

  • facebook
  • googleplus
  • twitter
  • linkedin
  • linkedin
Previous «
Next »

1 Comment Already

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque