9 vantagens competitivas de campanha de Marketing com apoio de Inteligência Artificial

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A Inteligência Artificial é grande aliada do Marketing para que ele se mantenha na vanguarda da comunicação com o cliente. Nesta matéria vamos descrever 9 vantagens competitivas de Campanhas de Marketing com apoio da Inteligência Artificial.

Vamos observar que tal tecnologia veio para ficar e nos próximos tempos deverá ser desenvolvida de maneira intensa e cada vez mais presente no mercado.

9 vantagens de campanha de Marketing com base em Inteligência Artificial

1 – Identificar preferências do consumidor

O uso da inteligência artificial permite identificar o comportamento do consumidor e sugerir ações de campanhas de marketing específicas para atender suas necessidades ou interesses.

Utilizando big data, com apoio da internet, é possível monitorar o comportamento do cliente e apostar em próximos movimentos e atitudes de grupos de consumidores.

2 – Automatizar o contato com clientes

Por meio do gerenciamento das redes sociais, a inteligência artificial permite estabelecer possibilidades de contatos com usuários de comunidades específicas e realizar ofertas de produtos e serviços com mais precisão.

Com uma atuação em tempo real, é possível monitorar tendências de consumo e estabelecer estratégias de vendas.

E os recursos são múltiplos, como por exemplo, o de incentivar o uso de chatbots em relacionamento com clientes. Esse é uma realidade que permite tratar cada cliente de forma única e com maior atenção, fazendo com que seja despertado grande interesse em realizar a compra.

Nesses tempos de exigências de rapidez em informações, tal ferramenta é um excelente recurso de estreitamento de relação empresa /cliente.

3 – Tarefas automatizadas

Um dos grandes obstáculos na produtividade de uma área de marketing, é o tempo despendido em atender demandas de controles e apontamentos de tarefas e contatos.

A inteligência artificial atua para que tais requisitos sejam automaticamente preenchidos e controlados de forma segura e rápida, liberando os profissionais de afazeres burocráticos, mas necessários, para atuar no objetivo principal de suas tarefas que é se dedicar a elaborar campanhas de marketing e análises diversas.

4 – Controlar o feedback dos clientes

Apurar a satisfação dos clientes é uma tarefa importante para ajustar processos e adequar a necessidades dos consumidores.

A inteligência artificial permite controlar e efetivar o retorno rápido e garantido aos clientes, fazendo com que o consumidor se sinta respeitado e com motivação para voltar a realizar negócios com a empresa.

5 – Aperfeiçoar resultados

Ao efetuar controles e substituição de tarefas administrativas, o resultado obtido pelo marketing passa a ser mais adequado e com menos custos, gerando maior valor ao negócio.

Além disso, permite que os profissionais da área direcionem seus esforços para maior produtividade, que se relaciona diretamente com obtenção de lucros maiores para a empresa.

6 – Otimizar mecanismos de buscas

A inteligência artificial permite adaptar e se posicionar de forma mais efetiva para possibilitar melhoria em resultados de buscas dos clientes quanto aos produtos e serviços da empresa.

Isto retorna, potencialmente, para a possibilidade de obter um maior número de consultas e sua conversão em vendas.

Monitorar as intenções de buscas do consumidor é um elemento de destaque para a empresa, por possibilitar uma exposição antecipada de sua marca, despertando o interesse do cliente.

7 – Ajustar preços conforme demanda e controle de custos

Considerar parâmetros de ajustes de preços e disponibilizar ofertas em tempo real é uma possibilidade que a inteligência artificial permite e que efetivamente reflete nos resultados da empresa.

Sem esta ferramenta seria impraticável exercer uma ação de tal envergadura e com a rapidez que essa tecnologia permite. Sem deixar de lado a segurança e utilizando comparativos com a concorrência – benchmarking.

8- Personalizar e qualificar ofertas

Com base no comportamento dos consumidores, a inteligência artificial consegue sugerir e incentivar o consumidor a adquirir aquele produto que tanto tem procurado e ainda não encontrou.

Considerações finais

A inteligência artificial é um elemento fundamental para contribuir como apoio ao marketing e para que a empresa possa realizar o aumento de sua base de clientes de forma estruturada e efetiva.

Assim, consegue meios de fidelizar o consumidor à sua marca e trazer benefícios diversos, como por exemplo resultados consistentes, a seu negócio.

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