Em quais áreas a Inteligência Artificial pode ser aplicada?

Em quais áreas a Inteligência Artificial pode ser aplicada? - Em quais areas a Inteligencia Artificial pode ser aplicada - sem-classificacao, inteligencia-artificial, digital-business, consumo, banner, aplicacoes -

A Inteligência Artificial vem assumindo um papel importante, até mesmo fundamental, na vida do homem moderno. Várias são as aplicações dessa tecnologia, que tem facilitado vários aspectos do cotidiano das pessoas e das empresas.

Nesta matéria, vamos abordar quais as áreas em que a Inteligência Artificial já vem sendo aplicada atualmente. Confira!

A Inteligência Artificial e a Saúde

A aplicação da Inteligência Artificial vem sendo de grande auxílio na área da saúde. Pois ela pode ser usada na avaliação da possibilidade em tratamentos de doenças, considerando os dados daquelas já identificadas ao redor do mundo.

Protocolos de atendimento de pacientes vêm sendo utilizados para avaliar estados de saúde. E ainda, fornece indicações de formas de prevenção a ser fornecidas aos médicos assistentes.

Além disso, existe o uso em preparação de exames complexos e elaboração de laudos de exames laboratoriais e de imagem.

Inteligência Artificial e a Agricultura

O uso da Inteligência Artificial contribui para a produtividade da área agrícola. Pois auxilia nas pulverizações realizadas por robôs que avaliam as condições das plantações e executam os trabalhos de preparação e tratamento da terra para seu cultivo.

A aplicação de defensores e indicações de pontos de colheita de safras, também são áreas em que a Inteligência Artificial ocupa um importante espaço.

Inteligência Artificial e o Cotidiano

Fazemos uso de Inteligência Artificial em nosso cotidiano sem perceber. Por exemplo, quando acessamos serviços de streaming estamos nos deparando com sugestões de filmes conforme nosso comportamento anterior, sendo um resultado de análises desta tecnologia.

Ocorre o mesmo ao realizarmos buscas no Google, YouTube etc.

Inteligência Artificial em tarefas complexas e de riscos

A Inteligência Artificial também auxilia em atividades que possam ocasionar riscos à saúde das pessoas como é o caso de exploração de minas subterrâneas.

Nessas aplicações, os robôs são utilizados para definir os locais com maior chance de sucesso nas escavações.

Inteligência Artificial e o uso industrial

O uso da Inteligência Artificial na indústria ocorre em linhas de montagens automobilísticas e em programações de estoques de materiais e abastecimentos destas linhas.

Atuando sobre as necessidades de itens e matérias-primas necessárias à produção, exercem um papel de análise de planejamento industrial.

Inteligência Artificial aplicada a área de Marketing

O impacto ocorrido na área de Marketing pela Inteligência Artificial foi importante, pois mudou a forma de obtenção e análise de dados e comportamentos dos consumidores.

Ao utilizar o tratamento e avaliação dos dados de mercado, se tornou possível estabelecer um novo patamar de atuação para essa área.

Inteligência Artificial e o Planejamento Estratégico das Organizações

A Inteligência Artificial vem sendo adotada e causando grande impacto no mundo corporativo, pois a tecnologia permite agilidade e segurança em etapas de planejamento estratégico dentro das organizações.

Ao obter informações mais assertivas, geradas com maior rapidez, sobre as tendências de mercado e comportamento de clientes e fornecedores, torna-se possível melhorar o planejamento e ajustes em estratégias já definidas.

O impacto em outras áreas das empresas também está ocorrendo, por permitir implantar ferramentas de análise integradas entre os vários setores e áreas das empresas. Tal fato permite melhoria de informações, controles e registros.

Inteligência Artificial e Recursos Humanos

A Inteligência Artificial vem permitindo ampliar a atuação das áreas de recrutamento e retenção de pessoal de forma mais precisa. Isso porque há informação de dados dos colaboradores e a busca por novos talentos.

Além disso, sua importância é enorme, pois contribui para o aumento do acesso a informações e cruzamento de dados para melhores avaliações e estabelecimentos de metas de resultados. Mas não só, pois melhora políticas de benefícios e incentivos, privilegiando a meritocracia efetiva e realizada por fatos e dados.

Inteligência Artificial e Internet das Coisas

A viabilização da internet das coisas já é uma perspectiva para um futuro próximo. Isso se deve ao desenvolvimento e aprimoramento de recursos de Inteligência Artificial.

Essa tecnologia permite o acionamento automático de equipamentos a distância, conforme desejar o usuário. Assim, haverá maior autonomia para realizar operações de acordo com padrões avaliados por esta tecnologia.

Resumindo, será a época da autonomia e independência de todos os recursos que nos cercam.

Considerações finais sobre Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial foi desenvolvida para permitir maior conforto e segurança a diversas atividades na vida do homem moderno. Dessa forma, propõe benefícios e vantagens que impactam diversas áreas.

Gostou do artigo? Assine a nossa newsletter e tenha mais informações sobre assuntos relacionados à tecnologia.

  • facebook
  • googleplus
  • twitter
  • linkedin
  • linkedin
Previous «
Next »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque