Clonagem Terapêutica: a solução para os tratamentos de saúde

Clonagem Terapêutica: a solução para os tratamentos de saúde - Clonagem Terapeutica a solucao para os tratamentos de saude 1 - saude, organizacao, medicina-preditiva, digital-business, consumo, banner, aplicacoes -

Todo mundo lembra da história da ovelhinha Dolly, que foi o primeiro registro de uma clonagem bem-sucedida de um mamífero. Já se passaram mais de 20 anos deste feito.

Pois bem, hoje já se trabalha na área de saúde com a clonagem terapêutica, muito influenciada pelo avanço da inteligência artificial, da medicina preditiva e dos testes in silico.

Nesta matéria, vamos ver se esse tipo de clonagem pode ser realmente usado para tratamentos de saúde.

O que é clonagem terapêutica?

É o processo de copiar células e tecidos para viabilizar o tratamento de fatores que interferem na saúde do ser humano. Esse método é feito com a extração de células-tronco de embriões em estágios iniciais de desenvolvimento, para que se dupliquem e formem novas células e tecidos diversos.

Após sua extração, passam a ser desenvolvidas e acompanhadas em laboratórios especializados.

Existe ainda outra maneira de realizar esse tipo de clonagem, através da implantação do núcleo da célula de uma pessoa em um ovócito sem núcleo que pela transformação e divisão celular passarão a gerar novos tecidos que podem ser aproveitados posteriormente.

Essa nova descoberta e sua aplicação vem sofrendo críticas efetivas de vários segmentos da sociedade, pelo risco de possibilidade de realização de clonagem humana e de discussões sobre o início da vida e seus reflexos na formação do indivíduo.

Como é realizada?

A clonagem terapêutica pode ser realizada pela extração de uma célula de um paciente e sua inserção em um óvulo que tenha seu núcleo extraído e inserido nesta nova célula passando seu novo núcleo, com todas as informações do paciente.

O processo de subdivisão dessas células é incentivado e acelerado e permite a criação de células-tronco, que possibilitarão a oportunidade de serem utilizadas em tratamentos de doenças do paciente e recuperação de sua saúde.

 

Como pode ser usada para finalidade de saúde humana?

Doenças como Alzheimer, Parkinson, câncer, diabetes, artrite e doenças cardíacas, podem ser tratadas com tal recurso e tem boas perspectivas de sucesso total e recuperação da saúde do paciente.

Podem ser usadas ainda em lesões de coluna cervical, queimaduras e ferimentos com perdas de pele, assim como outras lesões.

A transferência de células novas e saudáveis permite que doenças sejam totalmente curadas e a pessoa volte a ter uma vida plena.

Muitas soluções ainda se encontram em fase de estudos e testes; porém, com o avanço de novas pesquisas, certamente dentro em breve estarão liberadas para uso mais efetivo pela população mundial, o que traria benefícios importantes à vida das pessoas.

Benefícios e riscos da clonagem terapêutica

Como benefícios da clonagem terapêutica, podemos citar:

  • Utilizar células do corpo para seu próprio benefício, atuando sobre a cura de doenças;
  • Possibilidade baixa de rejeição do tratamento;
  • Aprofundamento no estudo da vida e de suas células tronco;
  • Permitir tratar doenças hoje ainda pouco conhecidas e incuráveis.

Entre os problemas apontados, temos:

  • Várias tentativas de criar um óvulo que possibilite o desenvolvimento de uma célula, gerando muito tempo para obtenção de um resultado efetivo;
  • A morte do embrião que forneceu as células tronco e isso é comparável a um aborto na opinião de muitos críticos.

Considerações finais sobre saúde e clonagem terapêutica

Embora várias ações venham sendo implantadas para melhorar essa inovação científica, muitas críticas e preocupações vêm sendo colocadas, principalmente quanto a fatores sociais e morais.

Conceitos como o início da vida, interferência do homem sobre a natureza humana e a possibilidade de clonagem de seres humanos têm sido muito discutidos e, às vezes, com radicalismos de defesa de cada tese.

O fato é que se trata de um momento importante a ser avaliado e considerado como uma revolução na forma de condução e tratamento da saúde do indivíduo e devem ser adotadas medidas para conter excessos e mau uso, visando obter o melhor resultado possível, sempre.

  • facebook
  • googleplus
  • twitter
  • linkedin
  • linkedin
Previous «
Next »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque