Como Big Data vem influenciando finanças mundiais?

Como Big Data vem influenciando finanças mundiais? - Como Big Data vem influenciando finanças mundiais 1 - organizacao, consumo, banner, aplicacoes -

Normalmente, focamos nossa atenção ao uso de big data para a área de vendas ou indústria. Porém, vamos ver neste artigo: como Big Data vem influenciando finanças mundiais?

Princípios de Big Data

Big Data possibilita trabalhar com 5 principais características que são:  Volume, Velocidade, Variedade, Veracidade e Valor dos dados, sendo aplicados da seguinte forma:

· Volume – Efetua o tratamento de dados de enormes proporções, possibilitando extrair informações das mais diversas formas;

· Velocidade – Este volume de dados é processado com agilidade surpreendente e permite obter informações com muita rapidez;

· Variedade – Com um grande Volume de dados a ser processados é necessário o tratamento quanto à multiplicidade das ocorrências. Para tal, utilizam-se algoritmos para permitir resultados buscados.

O principal ganho de Big Data é o acesso a todas as informações disponíveis na internet e tratá-las de forma rápida e com informações adequadas.

Processamento de dados e conversão de informações

Utilizando uma quantidade de dados considerável e com bastante segurança e rapidez, é possível transformar esses dados em informações efetivas que possibilitem sua utilização de uma forma efetiva e adequada para a tomada de decisões.

Esse fato, impacta diretamente em custos de processamento e de pessoal e em informações confiáveis para tomada de decisões com mais eficiência para os negócios.

Em um processo normal de forma manual, seria impossível ter informações neste nível, dentro de um tempo recorde e que fossem concluídas de forma segura. Isto só é possível pelo uso de Big Data.

Na área financeira, o acúmulo de dados e sua velocidade, somente tem viabilidade de acompanhamento e análise via Big Data. Isso é de grande valia para as instituições que trabalham com finanças, ou seus indicadores que podem vir a dispor de uma efetiva gestão sobre os comportamentos de mercados.

Informações como base para definir estratégias

Para área de finanças estabelecer suas estratégias de movimentações de aplicações e definições de captação de recursos, ter informações adequadas em tempo real é o sonho gerencial de qualquer executivo que atue no segmento.

Big Data fornece esta possibilidade e, por trabalhar com algoritmo, permite estabelecer resultados que se buscam, a partir da obtenção de informações confiáveis e rápidas.

Isso muda completamente a condição de assertividade em estratégias traçadas, pois podem ser monitoradas em tempo real, permitindo eventuais ajustes e reduzindo possibilidades de perdas financeiras.

Estratégias aplicadas com mais assertividade

As finanças no mundo necessitam de indicadores e acompanhamento de informações em tempo real e as transações entre instituições mundiais devem ser feitas com um risco mais controlado.

Trabalhar com Big Data permite minimizar riscos e hoje pode-se dizer que não trabalhar com essa ferramenta representa estar fora do mercado financeiro global.

Com o início de operação das criptomoedas, como o Bitcoin, o mundo virtual está ganhando destaque e avençando sobre o mundo físico. Portanto, se as finanças ficarem sem se debruçar sobre o mundo da análise digital de dados, certamente perderão mercado e terão sérias dificuldades no futuro.

Ter domínio de informações adequadas permite mais assertividade em operações e ganhos financeiros.

Obtenção de resultados efetivos

Na área de finanças, quaisquer erros podem ser fatais para contribuir em perdas significativas para empresas, investidores e até mesmo governos.

Com uso de Big Data os resultados de decisões praticadas em finanças os resultados passam a ser muito mais eficientes e baseados em dados reais que são trabalhados e disponibilizados de forma segura para análises e contribuição para obter resultados consistentes.

Considerações finais sobre finanças e Big Data

Utilizar Big Data é necessário num mundo cada vez mais virtual e com aumento de dados, transitando o tempo todo, pela rede mundial de computadores. É absolutamente essencial no universo atual das finanças; sobretudo em época de florescimento de criptomoedas, como Bitcoin e outras.

  • facebook
  • googleplus
  • twitter
  • linkedin
  • linkedin
Previous «
Next »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque