Como a Inteligência Artificial pode beneficiar Medicina

Como a Inteligência Artificial pode beneficiar Medicina - Como inteligencia artificial pode beneficiar medicina - saude, organizacao, inteligencia-artificial, digital-business, consumo, banner, aplicacoes -

O avanço tecnológico vem permitindo utilizar novas ferramentas em várias áreas da humanidade, neste artigo iremos ver como Inteligência Artificial pode beneficiar a Medicina Preditiva.

A saúde vem sendo uma das áreas com maiores avanços em diagnósticos de doenças nos tempos atuais, com o emprego de equipamentos de alta resolução e que permitem realizar, identificar e tratar os males com rapidez e de forma assertiva.

Inteligência artificial

O princípio da inteligência artificial é propiciar às máquinas ter um comportamento similar ao do ser humano, com base em programas que permitam a possibilidade de exercerem raciocínios lógicos e complexos.

Sendo assim a adoção deste mecanismo possibilita criar máquinas com habilidades de identificar, analisar, avaliar e interpretar dados e produzir resultados que auxiliam ao ser humano em uma avaliação mais adequada.

Este recurso tecnológico possibilitou até o momento a disponibilizar ferramentas de comunicação, das mais diversas formas, como a Siri, da Apple, o Google Assistant, o Waze, o reconhecimento fácil do Facebook, etc.

O desenvolvimento desta tecnologia permitiu usar Big data na internet, que ficam disponíveis a cada acesso a rede mundial de computadores e que permite elaborar ações de detecção de preferências e interesses do usuário.

A “compreensão” dos dados feita pelos computadores vem sendo desenvolvida pelo processo de ensinamento a essas máquinas permitindo passaram a “pensar” e isto vem sendo obtido através da aplicação de algoritmos que provocam ações interpretativas.

A definição de algoritmo pode ser descrita como “conjunto das regras e procedimentos lógicos perfeitamente definidos que levam à solução de um problema em um número finito de etapas”.

O uso da inteligência artificial na identificação de moléstias

A inteligência artificial vem sendo usada na medicina principalmente no diagnóstico de doenças com mais precisão e de forma rápida. Isto tem interferência direta no custo da saúde por eliminar a necessidade de investir em maior tempo para identificar moléstias, como em recursos de investigação médica para apurar enfermidades.

A maior assertividade e menor tempo para atestar um mal interferem numa maior probabilidade de cura interferindo assim nos gastos totais com exames e internações.

IBM

A IBM, com o seu programa Watson, desenvolveu um processo que auxilia no tratamento do câncer através de uma série de dados médicos de informações sobre a doença e no histórico clinico e da genética do paciente, obtendo maior sucesso na identificação da doença e sugestões de tratamentos com base nos últimos avanços da medicina.

Google

Google disponibilizou o TensorFlow, que emite laudos muito mais precisos sobre doenças identificadas em exames realizados, entre essas enfermidades um destaque é a identificação de uma doença que provoca risco de cegueira em adultos, que é a retinopatia diabética.

Vários equipamentos já identificam nas imagens de exames realizados em pacientes, a possibilidade de terem algum tipo de doença e sugestões de medicamentos ou tratamentos possíveis.

O uso de inteligência artificial permite ainda definir prioridades de exames a serem realizados nos pacientes, ganhando tempo nos diagnósticos e evitando exames desnecessários.

Vem sendo desenvolvidos equipamentos móveis que identificam disfunções cardíacas e avaliam o histórico da pessoa, determinando com mais precisão eventuais disfunções.

Assim como indícios de depressão por análise de postagens de fotos em redes sociais. Tudo possibilitado pelo processamento de informações da inteligência artificial.

Considerações finais

Investir em pesquisas sempre foi um diferencial para obter resultados melhores para a vida do homem, no caso da inteligência artificial este benefício se consolidou em um estágio mais avançado de evolução tecnológica e com perspectivas de gerar um avanço na área médica de forma intensa.

O uso deste tipo de descoberta inovadora certamente cumprirá um papel fundamental para o bem estar da população em geral.

  • facebook
  • googleplus
  • twitter
  • linkedin
  • linkedin
Previous «
Next »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque