Como a Inteligência Artificial pode trazer ganhos ao Marketing

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Estamos vivendo mudanças profundas na forma como nos relacionamos e passamos a decidir sobre nossas escolhas. Com isso as áreas comerciais estão sendo impactadas de forma direta. Assim, devemos entender como Inteligência Artificial pode trazer ganhos ao Marketing. Confira mais detalhes no post de hoje.

Acesso a dados comportamentais de consumidores

O uso de inteligência artificial permite identificar, por um determinado conjuntos de dados (o nosso amado Big Data), os comportamentos das pessoas, seus gostos, temas mais acessados, áreas de interesse etc.

Com essa poderosa quantidade de dados, é possível, para a tecnologia, fornecer auxílio e traçar estratégias de vendas mais seguras e com rapidez, ajustando a forma de divulgação e exposição da marca.

Isso permite um ajuste constante para atender a um público que, cada vez mais, utiliza o comercio eletrônico e se amplia como mercado consumidor pela facilidade de acesso a dados de vendas.

Uso de dados para gerar informações de auxílio a vendas

Ter somente um grande volume e diversificação de dados não levaria a ganho nenhum de vendas. Porém, a inteligência artificial permite tratar esses dados e efetuar suas depurações para transformá-los em informações diretas para análise e ganhos de resultados e vendas.

As áreas de vendas trabalham de forma intensa em indicadores de consumo e ajustes de estratégias de vendas. Dessa maneira, pode-se ter a maior quantidade de informações de tendências, com a maior garantia de estar usando dados concretos passa a ser um diferencial para atuação e resultados. 

Ajustes de interesses de mercado consumidor

Os consumidores, movidos por diversos fatores de interesse de consumo, podem ajustar suas necessidades de forma automática e a todo momento. Isso acaba sendo registrado, de alguma maneira, por dados existentes em mídias sociais e acessos a áreas de interesse – via blogs, sites etc.

Poder dispor de informações em tempo real de interesses dos consumidores é o sonho de qualquer profissional de vendas. Isso pode ser obtido com ótimo custo-benefício, através do uso de diversas técnicas computacionais (está em dúvida, fale com a gente).

Essas tecnologias tratam de forma lógica os dados identificados e apresentam as informações necessárias para ação das áreas de marketing digital.

Exposição da marca de forma global

É evidentemente muito difícil e cara a exposição de uma marca em nível planetário. Porém, com o uso da tecnologia, as empresas acabam tendo a possibilidade de, através de avaliação de informações, traçar estratégias de atuação também em nível global. Isso permite levar seus produtos a um número muito mais expressivo de potenciais clientes. E mais importante que isto, permite levar a marca os clientes corretos.

O acesso à internet é democrático e sem intermediários que poderiam atrasar o fluxo de informações. Dessa maneira, trabalhar com tecnologias de ponta torna-se uma necessidade de sobrevivência real para as empresas.

Usando os recursos mais modernos de inteligência artificial, é possível traçar estratégias segmentadas de campanhas, de acordo com características globais, regionais e individuais. Trata-se de um avanço incomparável em relação à situação com que especialistas em marketing se deparavam previamente a tal avanço tecnológico.

Garantir a satisfação de clientes

Saber de interesses de tendências de mercado é uma forma de garantir, com mais precisão, que a satisfação dos clientes será atendida quanto a suas demandas efetivas.

Esse ponto é fundamental para que uma venda possa ter sucesso e tenha, de forma imediata, a experiência de usuário positiva transmitida a outros consumidores. Isto é, propagar rapidamente aspectos benéficos sobre determinada marca.

Isso repercute, inclusive, em termos de acompanhamento imediato da avaliação dos clientes quanto ao seu processo de vendas. Proporciona, desse modo, uma possibilidade concreta de aumento de vendas e conhecimento de seus processos de forma adequada e assim, dá a oportunidade de atuar naqueles pontos de insatisfação dos clientes, de forma praticamente imediata.

Considerações finais sobre Inteligência Artificial e seus ganhos ao Marketing

O marketing apresenta diversos ganhos com o uso da inteligência artificial e da tecnologia computacional em geral. Neste artigo, procuramos mencionar alguns pontos principais. Como se pode observar, há muitas vantagens no uso destes recursos. Tudo isso traz grande ganho de resultado para as empresas. Graças tanto à coleta quanto ao refino de dados obtidos, que se transformam em valiosas fontes de informação para as marcas. O conhecimento é a corrida do ouro moderna. 

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