Computação Cognitiva: o que é e como ocorre?

Computação Cognitiva: o que é e como ocorre? - Computacao Cognitiva o que e e como ocorre 1 - organizacao, machine-learning, digital-business, destaque-home, consumo, banner, aplicacoes -

Dentre os mais avançados estudos tecnológicos, a robótica vem ocupando um espaço cada vez maior, com destaque para a inteligência artificial. Nesta matéria vamos abordar a Computação Cognitiva: o que é e como ocorre?

Em seu desenvolvimento, vamos apontar que já estamos tendo máquinas que poderão pensar e agir dentro da lógica pura, para tomada de decisões. Ou seja, quase tudo o que a ficção científica previu passará a ser realidade. Não é só entretenimento!

O que significa computação cognitiva

Basicamente o conceito de computação cognitiva pode ser descrito como: ‘possibilitar que computadores passem a ter a capacidade de analisar informações e estabelecer conclusões com base em princípios lógicos, avaliando as possibilidades existentes, sem ter influência de sentimentos em suas conclusões.’

Dessa maneira, a computação cognitiva acaba se aproximando, de forma racional, do conceito de pensamento inerente ao ser humano.

Através da inteligência artificial vem sendo possível desenvolver máquinas-robôs para executar tarefas realizadas pelo homem autonomamente. Inclusive com ações de possibilidade de aprendizados como a fala, visão e voz, entre outras habilidades.

Esse aprendizado vem sendo desenvolvido através da inteligência artificial, com base em modelos matemáticos avançados e padrões de dados que permitem conhecer e aplicar esses conhecimentos em ações efetivas.

O início e desenvolvimento da computação cognitiva

Primeiros tempos

Os computadores incialmente foram criados para realizar cálculos e textos, bem como auxiliar a encontrar soluções complexas propostas em suas programações, sendo efetuadas em equipamentos de grande porte e restritos a grandes organizações e governos.

O PC

Com o passar dos anos, foram desenvolvidos os computadores pessoais com uma capacidade de processamento muito maior e com recursos de programação acessíveis a qualquer pessoa.

Computação cognitiva

O atual momento está consolidando uma fase de conhecimento e tomada de decisões pelos processadores de máquinas que permitem a implantação da computação cognitiva.

A internet disponibilizada de forma democrática no mundo, nos anos 2000, foi a grande influenciadora dessa nova tecnologia, por possuir uma infinidade de dados e informações que permitiram fazer parte de um grande centro de dados e o desenvolvimento de programações lógicas de processamento.

Um passo inicial, no sentido de adotar essa nova fase foi obtida pela IBM, em 2011, com a implantação de seu sistema Watson. Foi testado em um desafio de perguntas e respostas, com 2 competidores humanos e venceu ambos.

Onde computação cognitiva pode ser utilizada

Esta inovação pode ser aplicada em qualquer área de atuação. Porém, no entretenimento, saúde e educação são de grande destaque.

Música e games

Na música e em jogos de computador com interatividade já podemos ver sua aplicação através de métodos que sugerem opções dentro do perfil de quem está acessando esse tipo de entretenimento.

Medicina

Na medicina, os avanços são observados em análises de exames, identificação de doenças e sugestões de tratamentos, por exemplo. Tudo de acordo com o banco de dados da rede mundial de computadores. Isso facilita a avaliação pelo, sempre necessário, médico assistente.

Educação

Na educação, está sendo utilizado na orientação a atendimentos de necessidades que se observem nos aprendizados, baseando-se em notas e registros estudantis, assim como em iniciativas de ensino à distância.

No Brasil, estão sendo preparados estudantes e professores para poder transmitir os conhecimentos nesta área e, consequentemente, expandindo a aplicação desta nova tecnologia, com benefícios à população.

Administração

Em modelos de controles administrativos, como demandas judiciais e processos complexos de análise, a tecnologia poderá ser adotada com grandes resultados.

Dia a dia

E até no cotidiano tem utilidade, podendo sugerir opções de entretenimento, controles de orçamento e agendas, ajustando a preferências das pessoas, conforme padrões de seu comportamento.

Considerações finais sobre computação cognitiva

Os avanços em computação cognitiva certamente causam e ainda causarão impactos significativos na forma de relação homem / máquina e trarão a necessidade de ser desenvolvidos novos profissionais para atuação junto a tais recursos. Tal fato gera possibilidades novas de emprego e renda para muitos cidadãos e benefícios para o progresso humano em diversas áreas, como ciência e entretenimento, conforme apresentado no post de hoje. 

  • facebook
  • googleplus
  • twitter
  • linkedin
  • linkedin
Previous «
Next »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque