Computação e Teoria de Grafos: qual a relação?

Computação e Teoria de Grafos: qual a relação? - Computacao e Teoria de Grafos qual a relacao 1 - organizacao, machine-learning, digital-business, consumo, banner, aplicacoes -

Computação é uma ciência de base matemática pura. São várias as teorias e hipóteses que permitem o desenvolvimento desse instrumento que mudou a história da relação humana com o mundo e ampliou horizontes e é aplicada até no entretenimento.

Dentre essas teorias, uma está sendo muito mencionada no meio acadêmico e por pessoas ligadas a estudos de computação. Vem com a função de permitir abordar elementos que, de outra forma, não seriam possíveis. Neste artigo, vamos conhecer a Teoria de Grafos e sua relação com a computação.

Origem da Teoria de Grafos

Em 1735, surge a teoria dos grafos para solucionar o problema da Pontes de Königsberg, uma cidade alemã que possuía um rio com ramificações que cortavam a cidade. No total, dispunha de 7 pontes, ligando todos os pontos da cidade.

O problema consistia em conseguir uma solução para que os habitantes pudessem circular por estas pontes uma única vez em cada uma, para que fosse possível circular por toda a cidade. Como isso não era possível até então, Leonhard Euler propôs a solução do problema.

Tal solução foi possível por Euler ter criado e aplicado a Teoria de Grafos, que é assim denominada por representar graficamente a base para a solução do problema. A teoria utiliza identificações de vértices e arestas que ao se aplicar cálculos matemáticos permitem a solução de determinado problema.

A Teoria de Grafos pode ser definida resumidamente como: resultado do encadeamento de relações entre pares de entidades, objetos, pessoas, empresas, páginas da web etc.

Para que é utilizada atualmente a Teoria de Grafos

Como a Teoria de Grafos identifica interesses mútuos no relacionamento entre partes, tal princípio matemático serve para efetuar o mapeamento de qualquer assunto que circule na internet. Podemos mencionar como exemplo a navegação de uma pessoa entre páginas da internet, assim como áreas de interesse do consumidor.

É um excelente instrumento de mapeamento de comportamento de visitantes e de consumidores. Com isso, rastreia muito bem possibilidades de aumentar exposição da marca e ofertas de produtos e serviços – além de vendas, é claro.

Somente através da utilização da Teoria de Grafos é possível mapear a rede mundial de computadores quanto a tendências de consumo e interesses das pessoas, caso não existisse este recurso matemático, haveria necessidade de serem desenvolvidas novas teorias para que se pudesse obter estas informações.

Aplicação na computação

A possibilidade de estabelecer vértices e arestas para uma infinidade de informações, somente é possível graças ao processamento realizado pelos computadores.

Além disso, tratar essas correlações de forma segura e atender aos objetivos traçados somente é possível com a adoção da inteligência artificial e ainda pela existência destes dados na rede mundial de computadores.

Nada disso seria possível sem a existência da integração global de dados de processamento de intenções e interesses das pessoas. Dessa maneira, a computação exerceu papel fundamental para que a Teoria de Grafos pudesse ser tão importante no uso cotidiano.

Utilização da Teoria de Grafos pelo Marketing

Os dados trabalhados pela Teoria de Grafos permitem subsidiar a área de marketing de forma efetiva para redirecionar sua atuação e obter melhores resultados de vendas. Ao utilizar tendências e comportamentos de consumidores, os resultados podem ser monitorados e passam a representar mudanças de estratégias para converter consultas em realização de vendas.

Outro fator importante é a identificação de novos clientes pela inter-relação social entre pessoas. Esse é um recurso computacional fantástico e bastante seguro para que seja utilizado de forma efetiva para a possibilidade de melhoria de resultados das empresas.

Considerações finais sobre Computação e Teoria de Grafos

Os avanços de processamento computacional permitem que teorias matemáticas seculares possam ser aplicadas de forma adequada e com muito mais efetividade. Tudo por conta da possibilidade de trabalhar com bilhões de informações que, certamente, possibilitarão auxiliar seus negócios.

A Teoria de Grafos cumpre papel fundamental em permitir a melhor utilização de tendências de consumo e comportamentais que podem impactar na lucratividade de sua empresa.

  • facebook
  • googleplus
  • twitter
  • linkedin
  • linkedin
Previous «
Next »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque