Entretenimento: 8 filmes imperdíveis que falam sobre robótica

Entretenimento: 8 filmes imperdíveis que falam sobre robótica - Entretenimento 8 filmes imperdiveis que falam sobre robotica 1 - organizacao, entretenimento, digital-business, destaque-home, consumo, banner, aplicacoes -

A indústria do entretenimento sempre realizou adaptações de obras de ficção científica para o cinema. Nomes como Isaac Asimov e Arthur C. Clarke, foram os autores, entre outros, que mais inspiraram obras para o cinema.

A robótica, mais especificamente, vem sendo tratada há muito pela sétima arte, e o avanço de recursos de efeitos especiais torna possível grandes adaptações desses clássicos da literatura. Nesta matéria, vamos apresentar 8 indicações imperdíveis para assistir e compreender um pouco mais sobre esse universo fascinante.

8 opções de entretenimento que falam de robótica

1- 2001: uma odisseia no espaço

A robótica e inteligência artificial estão presentes nesta obra-prima de 1968, do diretor Stanley Kubrick, que conta a história de evolução do ser humano, desde a idade da pedra até a exploração espacial e inteligência artificial. Tudo com sentido bastante profundo e filosófico.

A maior parte do filme se passa no interior de uma nave Discovery, em missão ao Planeta Júpiter, que tem sua tripulação hibernando em cápsulas criogênicas. Tudo ali é controlado, desde a nave até o curso da missão, pelo computador HAL 9000.

Um dos tripulantes é despertado e, ao longo da missão, verifica que sua tripulação esta sendo exterminada pelo computador central que tenta assumir o controle da nave.

Os diálogos entre o humano e a máquina detém inteligência artificial são incríveis e fascinantes.

2- A.I. – Inteligência Artificial

Os temas robótica e inteligência artificial estão unidos para contar a história de um robô criança que foi programado para amar os pais adotivos por toda a eternidade.

Essa família possui um filho em estado terminal e decide adquirir o robô para que possam superar a perda iminente. Porém, o filho se recupera e o pequeno robô começa a entrar em conflito, contrariando sua original produção e fazendo com que siga um caminho solitário para se identificar com sua essência e sentido de existência.

3- Blade Runner – O Caçador de Androides

Um clássico, este filme trata de relações entre humanos e robôs produzidos a partir de genética humana, se tornando um ser replicante, androide, quase humano.

Essas máquinas são criadas para servir ao homem, mas não é bem isso que acontece com alguns destes produtos que acabam por ser punidos e exterminados. O filme narra a história de caçadores destes replicantes e os conflitos entre ambos.

4- O exterminador do futuro

Neste filme de robôs futuristas, o mundo foi quase todo destruído e ocorre uma guerra no futuro em que um líder da resistência humana deve ser destruído no passado, antes de ter sido gerado.

As máquinas então enviam um robô altamente sofisticado para eliminar a mãe do líder da resistência. Um ótimo e complexo argumento que envolve espaço / tempo e a evolução da Inteligência artificial e robótica.

5- Ex-Machina

Mais um filme que estabelece a relação máquina e inteligência artificial avançada, que reproduz sentimentos e reações humanas em robôs.

Basicamente, trata de uma experiência de relacionamento entre robôs e humanos, chamado de teste de Turing, na vida real e que se propõe a exatamente a avaliar estas inter-relações.

Entretenimento bastante instigante e que deixa uma chama de reflexão bastante intensa nos espectadores.

6- Eu, robô

Os robôs assumiram todas as funções humanas. Ninguém consegue realizar quaisquer tarefas sem apoio e ajuda de um robô, que possuem uma programação que envolve uma regra rígida e fundamental, que é de nunca machucar um humano.

Porém, uma pessoa é morta e o principal suspeito é um robô que o atendia, partindo daí todo o desenrolar do filme. Ou seja, demonstrando uma linha tênue que ocorre entre a inteligência artificial e emoções verdadeiras.

7- Ela

Um filme sobre um sistema operacional que mantém contato com humanos e tenta lhes fazer companhia de diversas formas, em uma sociedade extremamente individualista e sem relação humana afetiva concreta.

O filme se desenrola quando um desses humanos experimenta uma nova versão do sistema e acaba tendo uma paixão intensa pela voz e sua personalidade virtual, que o fascinam.

8- Wall-E

Um desenho animado que se revela uma ótima opção de entretenimento inteligente, ao mostrar a automação, robotização e inteligência artificial contribuindo para a sobrevivência da humanidade.

Conta a história de dois robôs que acabam se relacionando e auxiliando os humanos a recuperar uma vida independente da tecnologia e retomar à Terra.

Gostou da lista de obras de entretenimento com reflexão? Assistir a filmes de ficção científica sempre traz bons motivos para pensar sobre a própria condição humana e a nossa evolução tecnológica. Assim como, angaria maior conhecimento sobre novas tecnologias e uma possibilidade de ter uma visão mais ampla sobre o que se pode esperar e até evitar, no futuro.

  • facebook
  • googleplus
  • twitter
  • linkedin
  • linkedin
Previous «
Next »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque