O que é Business Intelligence (BI) e para que serve?

O que é Business Intelligence (BI) e para que serve? - o que é Business Intelligence e para que serve - sem-classificacao -

Atualmente, é comum ouvirmos sobre Business Intelligence, inteligência artificial, Business Analytics, realidade aumentada, Data Base etc. No entanto, essas tecnologias parecem distantes da compreensão da maioria das pessoas, não é mesmo?

Por isso, nesse artigo vamos abordar sobre Business Intelligence, demonstrando o que é e para que serve. Assim, você também poderá conhecer este importante recurso para a melhoria da gestão empresarial.

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence pode ser definido como o conjunto de métodos, processos e políticas que visam obter informações extraídas de grandes bancos de dados, com o objetivo de definir estratégias de negócios.

Soluções de Business Inteligence objetivam tratar os dados colhidos, permitindo ações efetivas de melhorias de resultados para a empresa. Impossíveis de conseguir sem o auxílio dessas tecnologias.

Dentro do conceito, pode-se entender que trabalha com os seguintes aspectos de dados:

  • Coleta;
  • Estruturação;
  • Análise;
  • Compartilhamento;
  • Acompanhamento dos resultados.

Para que serve o Business Intelligence?

O conceito de Business Inteligence inclui a forma lógica de consolidar informações para identificar oportunidades de novos negócios ou melhorias para os já existentes.

Business Intelligence permite melhorar o planejamento estratégico da empresa e, com isso, obter vantagem competitiva no mercado, aumentando seus resultados.

Adotar este conceito é fundamental nas empresas modernas, pois viabilizam o exercício de uma gestão de negócios com mais eficiência e agilidade. Além disso, é obtida segurança na tomada de decisões, alavancando o negócio com base em fatos e dados.

Quais são os retornos do Business Intelligence

Adotar o Business Intelligence reflete em uma série de vantagens para a empresa, como podemos ver adiante:

  • Auxilia nos processos de tomada de decisão

Um grande objetivo nas empresas é realizar investimentos que a tornem sempre competitiva e com destaque em seu segmento.

Buscar a inovação, eficiência e produtividade, são objetivos que devem ser traçados, de forma a consolidar os resultados do negócio.

Para que isso ocorra de maneira adequada é necessário um processo de análise e avaliação de cenários, de modo a auxiliar na tomada de decisões por parte da administração da empresa. Sempre dentro de uma visão ampla e com menos riscos possíveis.

Business Intelligence permite um apoio real a esse processo, por usar dados obtidos e integrados aos objetivos e metas de gestão do negócio. Assim, é possível avaliar impactos e a melhoria dos resultados da empresa;

  • Acompanhamento de mercado

Avaliar o mercado e sua concorrência é um fator imperativo para uma empresa que busca sucesso.

Business Intelligence permite acompanhar de forma precisa o comportamento de concorrentes e de tendências de consumo, auxiliando nas estratégias de vendas e marketing.

Ter informações precisas e rápidas de histórico de vendas e procura de produtos é ação fundamental para exercer planejamento adequado e ajustes de estratégias para alavancar as vendas e ofertas de produtos.

  • Auxilia na revisão e eficiência dos processos

Business Intelligence permite uma revisão de processos ineficientes dentro da empresa e que acabam comprometendo seus resultados.

Através de avaliação de indicadores de produtividade, é possível obter informações que auxiliem a melhorar e otimizar processos e ganhos para a empresa, inclusive com redução de custos.

Buscar a otimização de processos deve ser um dos objetivos de uma administração de negócios eficiente. Dessa maneira, há uma grande oportunidade de melhorias e ganhos.

  • Análise e avaliação de retornos de produtos

As empresas têm necessidade de informações como está seu posicionamento no mercado, com relação a oferta de seus produtos.

Para isso ser possível, é importante acompanhar o relacionamento de consumidores e clientes com os produtos oferecidos e sua marca. Assim, é possível estabelecer estratégias atualizadas para incrementar a presença da empresa no mercado e alavancar suas vendas.

Nesse sentido, Business Intelligence possibilita realizar análises constantes, assim, a definição de alterações de políticas comerciais são identificadas através dessas análises, conforme as necessidades.

Business Intelligence na gestão de empresas

Como estamos observando, Business Intelligence é imprescindível em empresas modernas, para uma boa gestão de negócios.

Sem usar esse conceito, as avaliações serão lentas e sem garantia de segurança das informações obtidas serem adequadas.

Em um mundo com intensa troca de informações e dados circulando a todo momento no universo corporativo, abrir mão desse conceito certamente trará prejuízos e perda de competitividade para a empresa.

Dessa maneira, conduzir um negócio sem adotar Business Intelligence não é aconselhável para empresas que desejam ser eficientes, competitivas e lucrativas.

Considerações finais sobre Business Intelligence

Adotar Business Intelligence é, portanto, fundamental para qualquer empresa e deve ser o foco central para que os resultados possam ser alcançados de maneira estrutura, segura e definitiva.

Quer saber mais sobre o tema? Acompanhe nossa Newsletter e tenha mais informações sobre modelos de Business Intelligence.

  • facebook
  • googleplus
  • twitter
  • linkedin
  • linkedin
Previous «
Next »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque