Por onde começar a utilizar o Business Analytics?

Por onde começar a utilizar o Business Analytics? - Principais cuidados ao adotar Business Analytics - solucoes, digital-business, banner, aplicacoes -

Business Analytics é uma solução que está em crescente adoção por diversas empresas. Por isso, nesta matéria, vamos avaliar por onde as empresas devem começar a utilizar o Business Analytics. Dessa maneira, serão apresentadas como resultados excelentes podem ser alcançados. Acompanhe!

Principais cuidados ao adotar Business Analytics

Passar a trabalhar com Business Analytics é saber que será realizada uma verdadeira revolução de gestão e cultura em sua empresa.

Esta ferramenta altera de forma definitiva a forma como se apura e se passa a analisar os dados coletados. Com isso, traz maior segurança a necessidade de uma requalificação de pessoal.

É como se estivéssemos passando de uma fase amadora de coleta, tratamento e análise de informações, para um nível de gestão profissional. E então, os resultados serão obtidos de forma totalmente consistente e segura, para basear as decisões a serem adotadas.

A possibilidade de integrar as informações e a necessidade de ter pessoal qualificado para atuar na obtenção de um direcionamento adequado é ponto essencial. Só assim haverá sucesso de aplicação dessa ferramenta avançada de tratamento de informações.

A implantação e obtenção de ganhos com Business Analytics pode ocorrer em um período superior a um ano, dependendo da maturidade da organização e do tipo de solução adotada. Então, é importante se preparar para não cobrar resultados imediatos para tal solução. E muito disto se dá pelo fato de ocorrer uma mudança cultural na gestão organizacional e não pelo fato de ser uma nova ferramenta. Mudar mentes demora mais do que mudar sistemas!

Otimizando a implantação e resultados da ferramenta Business Analytics

A implantação de Business Analytics pode ser mais bem aproveitada se forem adotadas algumas medidas simples. Que, inclusive, possam auxiliar no processo de migração para a ferramenta, por parte de uma empresa. São elas:

1. Definição de projetos menores (MVP)

Adotar áreas com menor complexidade passa a ser mais eficiente para apresentar seus resultados e conseguir, a partir dai, alavancar a aceitação das demais áreas da empresa.

2. Treinamento da equipe e definição de facilitadores

A qualificação e envolvimento de toda a organização são fundamentais para que se possa harmonizar o processo e obter o comprometimento de todos. Definir facilitadores é uma boa forma de conseguir sucesso, não só na implantação, mas nas operações posteriores.

3. Execução de processos com transparência

Criar uma base adequada de comunicação e envolvimento da equipe. Esse é um fator crítico de sucesso para uma ferramenta que traga resultados. E, além disso, que possa chegar a transmitir mais confiança às pessoas e contar com um alinhamento de conhecimento que se amplie por toda a equipe.

Quais as áreas mais impactadas por um Business Analytics

Business Analytics impacta diretamente em toda a gestão da empresa. Isso ocorre pelo fato de a ferramenta integrar informações corporativas. Consequentemente, acaba interferindo em todas as áreas. De qualquer maneira, a área comercial sofre um maior impacto.

É lógico entender a razão desse fato: muitas informações que não eram obtidas com rapidez e segurança sofrerão uma mudança substancial de perfil e acessibilidade. Então, passam a garantir resultados sólidos e de percepção mais rápida.

Business Analytics e a área comercial

Como já mencionamos, no momento de implantação do projeto de Business Analytics deve-se direcionar a ferramenta a uma área de menor complexidade. Porém, ao se realizar esse projeto-piloto, a empresa deve partir para a área comercial, por concentrar a maior participação em ações junto ao consumidor.

Esta estratégia acabará impactando nas demais áreas da empresa, como Planejamento, Suprimentos, Financeira e Contabilidade, que também estarão sendo  beneficiadas e integradas neste processo inicial.

Os principais resultados esperados após a implantação do projeto na área comercial estarão vinculados aos seguintes aspectos:

  • Estabelecer com exatidão o perfil de seu consumidor;
  • Direcionar campanhas de marketing mais específicas;
  • Aumentar a participação no mercado;
  • Estabelecer direcionamento de novos produtos;
  • Acompanhar o comportamento da concorrência;
  • Monitorar tendências de consumo.

Após a implantação, esperar por outros ganhos tanto na área comercial como de apoio a ações estratégicas e de controles na empresa.

Business Analytics é, portanto, uma excelente alternativa de manter uma empresa como destaque em seu segmento. Pode ser adotada sem receios por aqueles executivos que desejam melhorar sua Governança Corporativa.

Considerações finais sobre Business Analytics

Business Analytics é uma poderosa ferramenta que fornece informações para a tomada de decisões e acompanhamento do negócio. Por isso, sua implantação é fundamental para empresas que desejam manter e aumentar sua participação no mercado! Ampliando assim suas vantagens competitivas.

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