O que é Business Analytics e por que está crescendo a cada dia?

O que é Business Analytics e por que está crescendo a cada dia? - o que é Business Analytics por que está crescendo - solucoes, setores, organizacao, digital-business, aplicacoes -

Atualmente as empresas estão utilizando o Big Data com muita frequência. Graças a grande quantidade de dados gerados diariamente, é indispensável acionar as tecnologias de análise disponíveis. Uma das principais ferramentas que utilizam Big Data como matéria-prima é o Business Analytics. Nesse artigo, exploraremos s possibilidades de utilizar  Business Analytics no mercado, demonstrando por que esse recurso cresce a cada dia.

O fortalecimento da gestão das empresas passa por uma análise adequada e robusta da informação, que é extraída a partir de dados disponíveis em sistemas internos das empresas e/ou encontrados na internet.

Business Analytics oferece agilidade e segurança na disponibilização dessas informações relevantes. Portanto, possibilita a formação das melhores estratégias de negócio de forma eficiente e precisa.

Vamos agora entender o Business Analytics mais a fundo!

O que é Business Analytics?

Business Analytics utiliza dados selecionados para realizar a previsão de resultados, indicando possibilidades de melhorias nos processos das empresas. Tudo isso através do uso de algoritmos analíticos avançados.

Algoritmos podem ser definidos como uma sequência de regras ou operações que, aplicadas a dados coletados, viabilizam a solução de problemas complexos.

Seus resultados atingem todas as áreas das empresas, principalmente as comerciais e de processos. Aumentando as possibilidades de definir estratégias e obter eficiência operacional para melhorar os resultados do negócio.

As possibilidades de ganhos com uso dessa ferramenta são imensas e podem auxiliar a ter uma grande vantagem competitiva no mercado.

Porque o Business Analytics cresce tanto?

Business Analytics movimenta bilhões de dólares ao redor do mundo, e a tendência é continuar tendo uma participação destacada como investimento das empresas. Isso acontece pois todos estão em busca de soluções que permitem aumentar resultados, num ambiente de concorrência cada vez mais agressiva.

O crescimento está ligado à aceitação e constatação dos benefícios que essa ferramenta vem oferecendo. Com impacto direto de retorno às empresas: aumento de exposição de suas marcas, ampliação de mercado, redução de custos e direcionamento para soluções de previsões de negócios.

Qualquer empresa pode utilizar essa ferramenta, independentemente de seu porte e ramo de atuação. Torna-se um grande diferencial para ampliação de sua participação no mundo corporativo.

Com impacto direto em redução de custos e aumento de receitas, permite alcançar a satisfação com o gerenciamento do negócio e trazer retornos concretos para a empresa.

Conjugação de ferramentas para alcançar melhores resultados

Business Analytics trabalha em conjunto com outras ferramentas, como as do Business Intelligence (BI). Com as técnicas de BI é possível organizar e estruturar os dados para uso do Business Analytics.

Ambas, trabalhando em conjunto de formas específicas, conseguem apresentar referências importantes para as empresas. Auxiliando na tomada de decisões adequadas e com segurança nas bases analisadas.

Começar a investir nesse tipo de iniciativa exige um trabalho de educação da organização inteira. Dessa forma, cada área da empresa terá o maior aproveitamento possível de seus recursos, gerando melhorias em resultados.

Investir em aperfeiçoamento e qualificação das equipes é fundamental para ampliar as possibilidades de retorno com o uso dessas ferramentas. Também funciona como forma de incentivar a equipe a buscar novos conhecimentos, participação de inovações tecnológicas em suas rotinas. Dessa forma, ocorrerá uma mudança cultural em toda a organização e sua elevação a um novo patamar de Governança Corporativa.

Qual o caminho para implantar Business Analytics?

As empresas devem recorrer a uma consultoria especializada em soluções de tecnologia corporativa, a qual apresentará propostas adequadas às suas necessidades em Business Analytics. Assim, é possível conduzir sua organização a encontrar e implantar soluções eficazes.

Para isso, é indispensável contar com uma empresa que oferece todo o apoio tecnológico, com pessoal qualificado para acompanhar a implantação de um projeto de Analytics.

O que aprendemos sobre Business Analytics?

Business Analytics é um recurso fundamental para empresas que desejam se manter competitivas, com ganhos de produtividade efetivos. Portanto, uma estratégia competitiva, que contribui para o fortalecimento da Governança Corporativa.

O crescimento de seu uso esta relacionado diretamente aos resultados apurados. Assim, vai continuar crescendo a medida que as empresas perceberem seus benefícios e retorno ao investir na ferramenta.

Assine nossa newsletter e mantenha-se sempre informado sobre tecnologia no mundo dos negócios!

  • facebook
  • googleplus
  • twitter
  • linkedin
  • linkedin
Previous «
Next »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque