Por que preciso usar Business Analytics no meu negócio?

Por que preciso usar Business Analytics no meu negócio? - O que significa Business Analytics - solucoes, digital-business, banner, aplicacoes -

Atualmente uma boa gestão empresarial não pode ser feita com excelência sem o apoio de uma ferramenta de Business Analytics. Por isso, neste post vamos abordar o que é e como usar o Business Analytcs no cotidiano de sua empresa.

O que significa Business Analytics?

Conhecer os conceitos do Business Analytics é fundamental para entender o funcionamento de suas ferramentas. Dessa forma, é possível entender qual é a sua importância para os negócios, num mercado altamente competitivo.

Esta ferramenta possibilita a análise das informações, com base em parâmetros previamente definidos, que auxiliam as empresas a obterem resultados relevantes.

Pode ser considerado como o instrumento que converte dados iniciais em conhecimento para os gestores. O objetivo é contribuir para o aperfeiçoamento da gestão, realizando os ajustes necessários a melhorias contínuas na operação das empresas.

Se diferencia do BI tradicional pelo fato de permitir a descoberta de informação de forma mais clara, objetiva e simples. Para ficar um pouco mais claro, no BI Tradicional a informação precisa já estar trabalhada e definida previamente para que seja apenas consumida pelo gestores. O que torna a análise viciada, você sempre olha o mesmo indicador pela mesma ótica todos os dias. A ideia básica do Analytics é que você possa observar a mudança de diversos indicadores, incluindo números e perspectivas que não existiam ontem.

No seu conceito atual, estas ferramentas já tem embutidas técnicas estatísticas para possibilitar a estratificação das informações. Dessa forma, não utiliza somente previsões e inferências para disponibilizar seus resultados, mas sim usa dados efetivos levantados para apurar seu resultado final. Tudo isso sem a necessidade de algoritmos complexos, que levam tempo para serem obtidos (claro, sem descartar a necessidade deles, pelo contrário).

Relação de gerenciamento estratégico com o Business Analytics

As empresas que adotam Business Analytics conseguem maior eficiência em aplicar conceitos de gestão estratégica em seus negócios. Assim, conseguem obter maior consistência em seus resultados.

Estas ferramentas auxiliam diversos setores dentro das empresas, contribuindo de maneira efetiva na obtenção de melhorias na produtividade.

A obtenção de melhoria nos processos da empresa é um brilhante exemplo! Com o BA é possível reduzir custos, avaliar a produtividade da empresa. E ainda, é possível identificar a necessidade de reposicionamento de produtos ou serviços, visando aumentar a competitividade no mercado.

São ferramentas de apoio efetivo na condução dos negócios, permitindo a criação constante de inovação. Dessa forma, torna-se possível otimizar as políticas de vendas e identificação de tendências de consumo.

Conseguir de forma dinâmica acompanhar processos internos e o comportamento do mercado passam a ser os grandes diferenciais dessas ferramentas. Comece a atuar em conjunto, possibilitando resultados superiores para sua organização.

Business Analytics e sua importância na tomada de decisões

Proporcionar eficiência na gestão de negócios, suas ferramentas representam um grande avanço para a tomada de decisões nas empresas.

De uma forma bastante segura em relação à obtenção de dados e informações, representam melhoria constante na base de informações necessárias para análise de situações diversas. Seja de caráter comercial, financeiro e/ou contábil. Ou ainda atuando em gestão de compras e estoques, que impactam diretamente em melhores ganhos para a empresa.

Ao se comparar processos sem uso dessas ferramentas com outros que lançam mão desses recursos, é possível avaliar uma situação totalmente diferente, que permite uma estrutura de pessoal mais enxuta e qualificada para atender demandas e necessidades do negócio.

Outro fator a se destacar é que o uso destes recursos permite que as informações fluam com uma base única. Assim, trabalha-se em todos os níveis de maneira segura quanto aos dados utilizados. O risco de diferenças de dados está eliminado, graças a adoção dessas ferramentas.

Considerações finais sobre Business Analytics

Utilizar Business Analytics não deve ser encarado como algo supérfluo e mais uma onda do pessoal de Tecnologia da Informação que demandará custos de investimentos com pouco retorno.

Estas ferramentas são o que existe de mais moderno para auxiliar o crescimento de sua empresa com o fortalecimento da Governança Corporativa e que auxiliará a destacar seu negócio dentro do mercado.

Quer aprofundar seus conhecimentos sobre as novas formas de gestão de negócios? Assine a nossa Newsletter e fique sempre em contato com os conteúdos mais avançados sobre negócios e tecnologia.

  • facebook
  • googleplus
  • twitter
  • linkedin
  • linkedin
Previous «
Next »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque