Quais são os recursos de Business Intelligence mais utilizados?

Quais são os recursos de Business Intelligence mais utilizados? - img   recursos business intelligence   data 10 - solucoes, digital-business, destaque-home, aplicacoes -

Empresas que utilizam recursos de Business Intelligence no dia a dia, tendem a colher ótimos benefícios com essa prática. Muitas já se modernizaram e estão utilizando ferramentas como Inteligência Artificial e Business Analytics para realizarem o processo de tomada de decisão com maior assertividade. Assim, as tecnologias de BI vem se apresentando como um grande diferencial no mercado.

Neste artigo, vamos indicar os principais recursos de Business Intelligence utilizados pelas empresas. Dessa forma, você poderá entender como o BI pode ajudar sua empresa a atingir melhores resultados de negócios.

Definição de recursos de Business Intelligence

Recursos de Business Intelligence são, em linhas gerais, softwares que coletam e trabalham com uma grande quantidade de dados disponíveis. Assim, é capaz de disponibilizar um grande volume de informações de forma adequada à análise dos gestores da empresa.

Dessa forma, a tomada de decisões passa a ser executada com maior propriedade e segurança. Além disso, torna esse processo mais ágil, promovendo impactos nos resultados.

Essas ferramentas contemplam diversos benefícios gerenciais, com a possibilidade de melhorias de processos operacionais e administrativos, avaliação de tendências de mercado e identificação de oportunidades de negócios para a organização.

Seus resultados são expressos em relatórios e consultas amigáveis e intuitivas. Assim, a informação chega de forma estruturada, apoiando as tomadas de decisões.

Recursos de Business Intelligence mais utilizados

Diversos recursos de Business Intelligence são disponibilizadas para os usuários. Portanto, citaremos a seguir os mais utilizados no mundo corporativo, para você ficar por dentro do assunto… Acompanhe!

Relatórios Operacionais

Obter informações quanto as atividades realizadas por cada equipe de sua empresa é uma forma de ampliar sua compreensão dos processos e seus resultados. Ou seja, este é um excelente benefício do BI, pois viabiliza a identificação de possíveis falhas ou pontos de melhorias na operação, viabilizando ajustes para se adequar a suas metas definidas.

Com os relatórios operacionais, essa análise é feita com muito mais rapidez. Isso é importantíssimo, pois permite identificar falhas processuais, evitando prejuízos que interferem em seus resultados.

A partir do monitoramento real e diário dos processos, sua empresa estará um passo a frente das demais, que ainda não possuem esse tipo de controle implantado. Portanto, uma vantagem competitiva desejável para fazer frente à concorrência.

Relatórios ad-hoc

Entre os principais recursos de Business Intelligence, relatórios ad-hoc indicam inconformidades específicas e eventuais nos processos, as quais interferem nos resultados da empresa.

O recurso de construção de relatórios específicos pelos próprios usuários, enquadrado nesta ferramenta, é uma excelente alternativa para agilizar soluções de problemas. Assim, contribuem para atingir melhorias em sua gestão.

Dashboards de gestão

Um dos destaques de recursos de Business Intelligence é a elaboração de dashboards de gestão.

Dashboards são painéis que apresentam visualmente os indicadores e respectivas métricas. Tudo se destina a alcançar as metas estabelecidas pela administração da empresa.

Essa ferramenta permite que a visualização dos dados seja feita de forma simples e direta. Dessa forma, facilita todo o processo de análise do gestor.

Análise OLAP

Online Analytical Processing (OLAP) refere-se a um dos melhores recursos de Business Intelligence. Pois possibilita trabalhar e analisar uma grande quantidade de dados, estabelecendo diversas perspectivas de resultados.

Essa ferramenta permite apurar tendências e perspectivas quanto aos dados da empresa para definir estratégias de negócios.

OLAP trabalha, inclusive, com simulações e análises diversas por vários usuários. Tal contexto gera possibilidades de interpretações específicas e ações com bastante segurança para o fortalecimento de decisões do negócio.

Customer Intelligence

Este é um dos recursos de Business Intelligence que permitem realizar o acompanhamento do cliente, conforme os dados de acesso e consumo realizados junto a empresa e mercado.

Com base em seu comportamento, é possível traçar estratégias diversificadas e específicas para determinado cliente ou grupo de consumidores específicos.

A intenção é a de fidelizar clientes e manter a rotina de compras com a empresa.

Com esses tipo de ferramenta, a empresa pode dar um passo importante em conquistar o mercado, com mais segurança de fidelizar a marca junto ao consumidor e, consequentemente, se destacar perante a concorrência.

O que aprendemos sobre os recursos de Business Intelligence?

Vários recursos de Business Intelligence são fundamentais para um diferencial de mercado e alavancar os resultados de uma empresa.

Em um mundo corporativo moderno, com tantos avanços de comunicação e possibilidades de análises estruturadas, não se pode dispensar o uso de ferramentas que assegurem a base de decisões e a melhoria das empresas.

Business Intelligence permite a modernização da gestão e ganhos garantidos para as Organizações que fazem uso desse conceito.

Quer descobrir mais detalhes? Inscreva-se em nossa Newsletter e passe a ter acesso a diversos temas importantes relacionados a inteligência de negócios e gestão.

  • facebook
  • googleplus
  • twitter
  • linkedin
  • linkedin
Previous «

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque