Técnicas de Inteligência Artificial: Aplicações Práticas

Técnicas de Inteligência Artificial: Aplicações Práticas - aplicacoes praticas tecnicas de Inteligência Artificial - inteligencia-artificial, digital-business, consumo, banner, aplicacoes -

!Como muitos sabem, as técnicas de inteligência artificial são um tema recorrente na ficção científica. Normalmente, essa tecnologia aparece personificada em robôs ou computadores “do mal”, que desejam causar danos aos seres humanos.

Porém, a realidade atual demonstra que as técnicas de inteligência artificial vem impactando positivamente o cotidiano das pessoas. É isso que vamos abordar nesta matéria.

Usar robôs como uma das técnicas de Inteligência Artificial

Podemos apontar a robótica como a área que mais vem utilizando as técnicas de inteligência artificial. Isso ocorre nas linhas de montagem industrial, onde existe uma comunicação constante entre etapas de produção, garantindo maior precisão às atividades repetitivas.

Robôs vêm sendo programados para terem autonomia em diversas funções. Isso auxilia em tarefas que exigem precisão, soluções rápidas e seguras.

E o que é mais fascinante, já existem robôs que são desenvolvidos para criar obras de arte. Eles trabalham de acordo com as informações que recebem para explorar habilidades de criatividade, em analogia a obras de pintores famosos.

Caminhando em um processo de aprendizado constante, os robôs podem vir a se tornar os artistas do futuro. Claro, com o auxílio do conhecimento armazenado das experiências humanas.

Aplicar técnicas de Inteligência Artificial em consultoria e assistência pessoal

Técnicas de Inteligência Artificial vêm sendo utilizadas para facilitar tarefas do cotidiano. Atividades como agendamento de compromissos profissionais e pessoais, podem ser feitas com ajuda das máquinas.

Isso já é possível com alguns recursos disponibilizados por empresas de tecnologia. Existem soluções desenvolvidas para a gestão da agenda de compromissos, que são conectadas ao e-mail ou redes sociais dos usuários – auxiliando pessoas a marcar reuniões ou encontros pessoais.

Um detalhe importante, é que a comunicação com a máquina é feita de maneira orgânica, como se a pessoa estivesse se comunicando de fato com outra pessoa, e não com uma máquina. Isso porque técnicas de inteligência artificial possibilitam tais recursos.

Utilizar técnicas de Inteligência artificial por meio de advogado robô

A IBM desenvolveu o programa Watson e disponibilizou, em seu conteúdo, o recurso do ROSS. Esta ferramenta utiliza técnicas de Inteligência Artificial para ser um advogado consultor.

Ao formular determinada dúvida jurídica ao ROSS, o programa processa a pergunta e consulta possibilidades jurídicas para o caso. Após isso, retorna com uma resposta técnica e segura, ao considerar decisões e jurisprudências disponíveis na internet.

Um diferencial desse programa é que ele transforma quaisquer tipos de arquivos de dados em informações passíveis de serem interpretadas e auxiliar à sua conclusão.

Dessa forma, arquivos com quaisquer extensões salvas, isto é: documentos não estruturados, como é o caso de documentos em PDF, são perfeitamente entendidos pelo programa para permitir uma conclusão adequada e ampla.

Lançar mão de técnicas de Inteligência Artificial para diagnóstico de doenças graves

As técnicas de Inteligência Artificial vêm fazendo a diferença em identificação e diagnóstico de doenças como o câncer. Sugerindo, inclusive, o tratamento mais adequado para cada caso e paciente.

Novamente, o Watson for Oncology da IBM, contribui de forma decisiva para identificar esse tipo de doença. E o faz com base em resultados de exames e de consulta ao banco de dados disponível na rede mundial de computadores. Dessa maneira, visa uma avaliação e conclusão precisa sobre o paciente.

Técnicas de Inteligência Artificial vêm auxiliando a gestão empresarial

A Gestão Corporativa tem sido impactada de forma considerável por técnicas de Inteligência Artificial. Isso vem ocorrendo, tanto na parte de otimização e melhorias de controles totalmente integrados e seguros, como em relação a estratégias empresariais. Sempre com o fornecimento de informações em tempo real sobre as operações da empresa e tendências de mercado consumidor e concorrentes.

Atua também em avaliação de desempenho de empregados e apuração de cumprimento de metas de forma consistente, relacionando-as aos resultados efetivamente alcançados.

Técnicas de Inteligência Artificial para interação com clientes e fornecedores

Através de Chatbots, as empresas podem otimizar seu atendimento ao cliente, oferecendo agilidade nas respostas para aqueles que procuram informações. Assim, os clientes podem ser atendidos de forma mais eficiente, sendo direcionados para um atendente qualificado que apresentará uma solução adequada.

Esses recursos simulam o atendimento que seria realizado por um ser humano, mas trabalham de forma muito mais produtiva, com maior eficiência e menor custo.

Considerações finais sobre técnicas de Inteligência Artificial

Como vimos neste artigo, existe hoje uma grande quantidade de aplicações de técnicas de Inteligência Artificial que visam auxiliar a pessoas e empresas e que já estão fazendo parte do cotidiano de todos.

Assine nossa Newsletter! Para receber informações sempre atualizadas sobre as últimas novidades do mundo da ciência e tecnologia.

  • facebook
  • googleplus
  • twitter
  • linkedin
  • linkedin
Previous «
Next »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque