Como utilizar o Business Analytics na tomada de decisão?

Como utilizar o Business Analytics na tomada de decisão? - Business Analytics indicando rumos comerciais - solucoes, organizacao, digital-business, banner, aplicacoes -

O Business Analytics é fundamental nos dias de hoje. Uma ferramenta otimizadora do processo de tomada de decisão em uma empresa, tornando-a mais rápida e segura.

Neste post, vamos abordar como utilizar essa ferramenta, demonstrando como ela pode auxiliar na tomada de decisão. Assim, demonstraremos que, sem esse recurso, sua empresa certamente terá dificuldades para manter seu posicionamento no mercado.

Objetivos do Business Analytics

Business Analytics é uma ferramenta que trabalha com base em um grande universo de informações. Assim, são utilizados os dados de sistemas da própria empresa, assim como informações disponíveis em outras fontes externas.

Atualmente, elaborar a consolidação de dados para que se possa gerenciar um negócio é algo que demanda um alto custo. Além disso, essa tarefa representa o grande risco de utilizar informações incompletas, imprecisas e defasadas.

Essa situação acaba levando a empresa a perder competitividade e possibilidades de melhorias nos resultados. Afinal, terá de aplicar previsões sem base de fatos e dados precisos. Isto é, arriscando-se a errar em suas decisões.

Business Analytics surgiu para oferecer maior assertividade à interpretação das informações, trazendo um melhor nível gerencial para as empresas.

Business Analytics auxiliando na tomada de decisão

Business Analytics permite que a empresa tenha subsídios concretos e seguros na tomada de decisões. Inclusive quanto a planejamento estratégico, processos internos, revisões e ajustes de metas de comercialização e de desenvolvimento de novos produtos.

Ao trabalhar com informações coletadas e um conceito de análises estatísticas em seu desenvolvimento, obtém-se grandes melhorias no processo. Pois assim, é possível receber informações que atingem diversas frentes de atuação com uma ampla base de confiança.

Ter informações seguras e em tempo real é um dos fatores determinantes para realizar tomadas de decisão adequadas e efetivas.

Analisando fatos para a tomada de decisão

Business Analytics é uma excelente ferramenta na tomada de decisões em diversos aspectos, organizacionais e estratégicos. Por exemplo, fornece auxílio quanto à gestão de planejamentos anuais e plurianuais de desempenho da organização.

Utilizando suas informações para projetar tendências sazonais e de comportamentos do mercado futuro, com base em dados efetivos, é possível maior assertividade nas decisões. Proporcionando à empresa em sua caminhada a novos níveis de atuação.

Fazer estudos de tendências em resultados de médio e longo prazo é uma tarefa bastante complicada quando se trabalha com informações incompletas ou inseguras quanto às bases utilizadas. Business Analytics permite que essas tendências sejam melhores avaliadas e com maior segurança para a administração das organizações.

Business Analytics auxiliando a melhoria e otimização de processos

Business Analytics, ao trabalhar com os dados para gerar informações, possibilita aos gestores a avaliação de gargalos de processos. Também indica a necessidade de revisão de políticas nas áreas de suprimentos, pessoal, financeira, comercial e demais áreas ou processos que podem estar impactando o funcionamento da empresa.

Esse é um benefício importante para uma empresa que possui uma visão moderna na administração de negócio. Pois permite buscar eficiência e qualidade em todos os seus processos. Isto é, levando a melhorias de produtividade e de resultados.

Um grande diferencial é que torna-se possível realizar essas interpretações através de uma ferramenta que não necessitará aumentar custos de controles operacionais. Mas sim, trabalhar somente com as informações disponibilizadas e com critérios apropriados para a tomada de decisão.

Business Analytics indicando rumos comerciais

Business Analytics é uma ferramenta poderosa para orientar ações e tomadas de decisão. Inclusive quanto a aspectos de ajustes de ofertas de produtos no mercado, possibilitando a adoção de campanhas para atrair consumidores para seus produtos.

Ao gerar a possibilidade de emitir informações a respeito da concorrência, a empresa pode se antecipar quanto aos lançamentos que a manterão em linha com as demandas que estão surgindo no mercado.

Permite ainda avaliar tendências de consumo que se alteram a cada momento e através de suas informações é possível rever estratégias comerciais direcionadas a áreas não atendidas pela empresa.

Esses são impactos direcionados à área comercial, os quais que serão afetados pela tomada de decisão quanto às políticas de vendas que permitirão melhorar os resultados da empresa.

Considerações finais sobre Business Analytics

Várias são as vantagens de usar Business Analytics como ferramenta de apoio. Fundamental na administração da empresa, pois permite a tomada de decisões com mais assertividade e abrangência.

Em um mercado cada vez mais competitivo, esse tipo de ferramenta é fundamental para definir a diferença entre empresas de sucesso e aquelas que certamente perderão papel de destaque em seu segmento.

Assine nossa Newsletter e tenha artigos interessantes sobre gestão e possibilidades de melhorias, usando recursos de tecnologia da informação e demais ferramentas de gestão de dados.

  • facebook
  • googleplus
  • twitter
  • linkedin
  • linkedin
Previous «
Next »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque